domingo, 9 de junho de 2013

Manual de Instruções de um INFJ / Tutorial of an INFJ

  Como algumas pessoas sabem - se não se esqueceram - eu sou INFJ. De acordo com o MBTI ( Myers-Briggs Type Indicator), esta sigla representa a minha personalidade: (Introvertido, Intuitivo, Sentimental e Julgador). Pesquisas apontam que apenas 2 a 3% da população mundial sejam INFJ, sendo que para a população masculina tal percentual reduz-se pela metade. Seguindo a idéia deste teste, há então 16 tipos de personalidades; o extremo oposto à minha personalidade seria um ESTP (Extrovertido, Sensitivo, Pensamento e Percepção). Para quem tiver curiosidade em conhecer sua personalidade, faça o teste de MBTI.

  Uma pessoa introvertida é aquela que tem um mundo interno muito rico; é de onde vem a minha energia, através de atividades isoladas. Sim, às vezes gosto de estar só - me faz bem. Não significa que por ser calado sou uma pessoa fria; muito pelo contrário, ainda mais para alguém que tem o F na sigla. Às vezes o sentimento guardado é bastante intenso; entretanto, a sua introversão o atrapalha para expressar suas emoções, o que pode deixá-lo num estado de sofrimento que só um INFJ conhece.

  Por outro lado, o N representa a intuição: temos o hábito de avaliar determinadas situações através de características subjetivas. Por conta disso, um INFJ pode ser bastante teimoso, dada as convicções próprias que acaba deixando de lado a opinião alheia - embora na maioria das vezes costuma acertar. Também tenho sensibilidade quanto à energia do ambiente em que estou inserido, o que me ajuda a decidir se continuo no local. Já o J indica uma personalidade que prefere organizar e se planejar primeiro afim de tomar atitudes posteriormente.

  O INFJ destaca-se pela sua inteligência diplomática: valorizamos a ética e a moralidade. Costumamos avaliar a importância e manter a coerência. Acredito que a maior razão de pessoas INFJ serem tão raras está na dificuldade de ser compreendido. Temos um lugar especial reservado no coração que só abrimos para aquelas pessoas em que confiamos pra valer. Acho provável que, alguém que ler este post poderá rir de tanta "conversa fiada". Todavia, sou tão complexo quanto caloroso. Gosto de ser gentil, me importo com os sentimentos alheios e evito ferir qualquer tipo de pessoa.

  Acho que um bom exemplo sobre a minha personalidade difícil seria descrever como é a minha mesa de trabalho: para quem observa, minhas gavetas são bem bagunçadas, não tem uma organização, uma forma lógica de posicionar os objetos em si; contudo, eu me entendo no meu próprio caos, sabendo exatamente onde está cada item, mesmo parecendo uma tarefa impossível encontrar alguma anotação.

  Hoje mesmo fiquei me perguntando "Por que eu não me dou uma trégua?" É complicado ser perfeccionista ao extremo, pois quando penso em fazer algo errado, sinto que o mundo, a sociedade - e porque não dizer os entes mais próximos, como família e amigos - me cobram de agir sempre corretamente. Gostaria de focar mais em ser feliz a fazer o que é certo - o difícil é fugir do hábito.

  Aproveito a deixa para ressaltar: um INFJ TRANSBORDA de sentimentos por dentro! Houve vários casos em que as pessoas me julgam mal, mas também elas não tentaram me entender. Sei que um INFJ não é a personalidade mais eloquente para transmitir suas emoções; entretanto, nada que tentar se colocar no meu lugar não resolva. De fato, só conheci 2 pessoas que tem uma facilidade assustadora de me interpretar - e tudo por comunicação não verbal. Tenha paciência e persistência que uma hora você consegue a confiança desta personalidade idealista.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  As some people know - if they didn't forget it - I am INFJ. According to the MBTI (Myers-Briggs Type Indicator), this acronym shows my personality: (Introversion, iNtuitive, Feeling and Judging). Researches indicates that only 2, 3% of the world population are INFJ, and for male this percentage falls a half. Following the idea of this test, there are 16 types of personalities; the extreme opposite to my personality would be an ESTP (Extroversion, Sensing, Thinking and Perception). For those who has the curiosity to know your personality, make the MBTI exam.

  A introverted person is someone who has a very rich internal world; it's where my energy comes, through isolated activities. Yes, sometimes I like to be alone - it makes me feel good. It doesn't mean I'm quiet that I'm cold; quite the contrary, further for those who has the "F" on acronym. Sometimes the feeling reserved is extremely intense; nevertheless, introversion overwhelm them in order to express their emotions, what could let them in a state of suffering only a INFJ person knows.

  On the other hand, "N" represents intuition: we have the habit to evaluate such situations through intangible features. Because of that, a INFJ may be very stubborn, give the own convictions and leaving aside other's opinion - although most of times they use to hit. Also I have sensibility about environment's energy where I am, what helps me to decide if I stay there or not. "J" shows a person who prefers to organize and scheme first to take attitudes afterwards.

  INFJ highlights for his diplomatic intelligence: we give worth to ethics and morality. We use to assess the importance and maintain the coherence. I believe the biggest reason INFJ are so rare is in dificulty of being comprehended. We have a special confidential place on the heart that only open to those we trust a lot. Probably someone who read this post could laugh with so many "small talk". However, I'm as complex as I'm warm. I like to be gentle, I'm care with other's feelings and I avoid to hurt anyone.

  I think it's a good example of my complicated personality would be describing how is my desk at work: for those who watch it, my drawers are really messy, they are untidy and there's no logical form to posicionate the objetcs; notwithstanding, I understand myself in my own chaos, knowing exactly where is each item, even seemly a impossible task to find some note.

  Today I was thinking "Why didn't I call a truce?" It's so hard to be perfeccionist at extreme, because when I think to do something wrong, I felt the world, the society - and why not to mention the nearest people, such as family and friends - ask me to act correctly. I would like to focus in be happy than make things right - escape from habit is hard indeed.

  I take the opportunity to bounce: a INFJ OVERFLOWS feelings inside! There were some cases where people judging me bad, but also they don't try to understand me. I know a INFJ is not the most eloquent personality to transmit his/her emotions; however, if you try to put himself on my place can solve any problem. Naturally, I met only two people who have a tremendous facility to interpret me - and all of this by non verbal communication. Have patience and persistence that someday you get the trust of this idealist personality.



4 comentários:

  1. Tabem sou INFJ e fiquei impactada em me ver em seus comentários.Apenas complementando: tenho uma capacidade de ver através do óbvio e de entender claramente a ideia por trás de processo. Sou capaz de perceber os pensamentos, desejos e emoções das outras pessoas com muita facilidade, por comunicação nao verbal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Dani! Tudo bem? Vi agora o seu comentário. Que legal que você também é INFJ. Só tomei conhecimento de 3 mulheres INFJ - além da atriz Meryl Streep - mas homem INFJ, nenhum.

      Bom saber que meu post ficou aderente com você, apesar de ter sido um post tão pessoal.

      Eu não tenho o conhecimento para afirmar que as coisas que você citou estão de acordo com as características de um INFJ. Acredito que esse lado observador - de ver através do óbvio, essa percepção aguçada - tenha a ver com o nosso lado intuitivo. E tais características devem te ajudar bastante, uma vez que a natureza de um INFJ é gostar de ajudar ao próximo. =)

      Abs!

      Excluir
  2. Eu tbm sou Infj. Estou passando por dificuldades por causa disso. As pessoas me interpretam mal... entendo oque vc escreveu...

    ResponderExcluir
  3. Fiz alguns testes de personalidade esses dias, estava me sentindo curiosa e querendo saber por que sou complicada com as coisas. Em todos deu infj como resultado, e nas conclusões e resumia da personalidade descrevia exatamente a minha pessoa. Como pode isso? Li seu blog e me identifiquei do mesmo jeito. Apesar de ser uma personalidade complicada, até que estou gostando de ser rara. Rsrs. Obrigada

    ResponderExcluir