sábado, 25 de janeiro de 2014

Rodrigo boleiro / Rodrigo as a footballer

  Como muitos dos brasileiros, o primeiro esporte que comecei a praticar foi o futebol. Prática essa que veio da época da infância e continuo hoje em dia. É algo que eu sempre gostei de fazer e em qualquer lugar por onde passei.

  A decisão de qual time torcer veio de família: meu pai era corintiano, mas nunca gostou muito de futebol; por outro lado, meu tio me comprou a primeira camisa e um álbum de figurinhas do São Paulo. No Brasil, sou Tricolor Paulista, no país da rainha sou Gunner e no Japão eu costumava torcer para o Tokyo Verdy: sabe como é, foi a época da vinda de brasileiros no futebol nipônico, entre eles Ruy Ramos, Alcindo e Zico. O Verdy fazia muito sucesso com seu jogador mais promissor: Kazuyoshi Miura.

  Eu nunca fui um atleta na escola: era um dos últimos a ser escolhido nos times. Uma vez teve um campeonato em que, como alguns garotos tinham faltado na sala, me chamaram por falta de opção. Não atrapalhei muito e o jogo estava equilibradíssimo: 2 a 1 para nosso time, até que o time adversário conseguiu o empate. Com o tempo se esgotando, o pessoal do meu time me disse: "agora você vai chutar a bola direto pro gol do meio da quadra!"

  Eu, com aqueeeeeeeela insegurança, me sentindo pressionado pela responsabilidade atribuída mas com aquele ímpeto de ajudar a equipe, mirei a bola e chutei. E a bola subiu, subiu, subiu...muito! Aquele momento em que todos ficam calados acompanhando a trajetória da bola, girando no alto... Então ela resolve descer... lentamente... e o goleiro perde o timing de pegá-la no alto e vai direto para a gaveta!!! Foi um grito de alegria e de euforia, pois também não me aguentava de rir! Sim, ganhamos com o meu gol! Hahahaha!
 
  Costumávamos jogar bola todos os dias após as aulas. Na época da copa era bem legal: assistíamos aos jogos em casa e em seguida, íamos jogar - com direito à imitação do hino francês: "Allors enfants de la Patrie, le jour de gloire est arrivé!" Já joguei futebol até na igreja: há um estacionamento com golzinhos, propício para a diversão - menos nos dias de missa.

  Não gosto de participar de campeonatos de empresa: sempre tem um sem noção que quer ganhar a todo custo. Não me lembro como, mas formamos um grupo e nos reuníamos num society em São Paulo. Coincidiu com a época que eu fazia natação, então estava com a resistência física muito boa, tanto que me rendeu um apelido: "filho do vento". Meu gol mais marcante começou na zaga: eu roubei a bola de um atacante, toquei para um colega e nesse meio tempo corri para a frente; ao estar perto do goleiro, a bola veio no meu pé e caixa! Ao voltar para o meu campo, ainda ouvi: "Ué, como é que você tava na zaga e já tá aqui agora?" Hehehe.

  Atualmente jogo bola aos domingos em um society. Já faz mais de um ano que estou junto com esse pessoal e vira e mexe ouço coisas como "esse moleque aprendeu a jogar bola com a gente!" Devo ter aprendido a jogar melhor sim, assim como aprendi a me impôr na quadra: reclama comigo que se eu achar que está errado, com certeza vou me manifestar. Claro, tem hora que erro o toque, acerto a canela alheia sem querer. Mesmo assim, me divirto muito! Contudo, eu não fico na banheira. A propósito, o povo sofre para me marcar: eu percorro a quadra inteira o tempo todo. Ajudo na zaga, tem momentos em que "sou garçom" e como há aqueles que não confiam nas minhas jogadas, acabo sobrando ao lado do goleiro. Nisso, o pessoal do meu time me manda a bola. Eu não sou um jogador fora do comum, mas eu crio oportunidades para balançar a rede.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  As many Brazillians, the first sport I've started to play was football. This practice comes from childhood and still in activity nowadays. It's something I always like to do and every place where I live in.

  The decision of which team I would support comes from family: my father supported Corinthians, however he'd never liked football so much; on the other hand, my uncle bought me my first São Paulo T-shirt and a sticker album. I support São Paulo Futebol Clube in Brazil, Arsenal in England and I used to support Tokyo Verdy in Japan: it was the same time that Brazillian footballers appears to play in J-League, among then Ruy Ramos, Alcindo and Zico. Verdy made lots of success with their best player that time: Kazuyoshi Miura.

  When I was at school, I've never been an athlete: I was one of the last guys to be picked up in order to form teams. Once, there was a championship which some boys were absent, so they called me due to lack of option. I didn't cause many trouble and game was quite balanced: 2 to 1 for our team, then our adversary reached the draw. As time was running out, team mates told me: "Now you have to kick the ball straight to the goal from the middle of court!"

  I was very insecure, feeling myself under pressure because of assigned responsibility but with a lot of rush to help my side, aimed the ball and kicked it. Then the ball rose... a lot! That instant when everybody was speechless following the path of ball, spinning on top... Until the ball began to fall... slowly... and goalkeeper lost timing to catch it and ball goes straight to the goal!!! I was absolutely delighted, because also I almost died laughing! We won with my goal! Hahaha!!!

  We used to play football everyday after the class. At the World Cup time was very cool: we watched games together and after, we were going to play - imitating anthem of France: "Allors enfants de la Patrie, le jour de gloire est arrivé!" I played football even in church: there is a parking with mini goals, ideal to our fun - except in days of congregation.

  I don't like to take part in enterprise's football championships: always have some guy who wants to win every game at all costs. I don't remember how, but we formed a group which we gathered on a soccer field in São paulo. Coincided with the time when I was swimming, I had a great stamina, which earned me a nickname: son of wind. The most memorable goal started from my side's defense: I stole the ball from a striker, passed it to a mate and then I run; when I was near from goalkeeper, ball comes to my feet and goal! Soon I heard: "How were you on defense and you are here now?"

   I play football every Sunday nowadays. It was more than a year I'm together with this people and several times I listen things like "this guy learned to play football with us!" I should have learned to play better, and I learned to impose myself on field as well: if you claim to me and I feel you're wrong, certainly I'm not going to be quiet. Off course occasionally I miss the pass or I hit some shin with no intention. Nevertheless, I have so much fun! Despite, I didn't stay around goalkeeper all the time. By the way, people suffer to mark me: I run the whole field all the time. I help on defense, there are moments when I'm a midfielder and as there are some players who don't trust in my techniques, I use to be free near from goal. My team sends me the ball afterwards. I'm not a fantastic player: I just create opportunities to balance the opposing net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário