domingo, 7 de abril de 2013

O imediatismo e as Artes Marciais / Immediacy and the Martial Arts

Atualmente estamos inseridos em uma sociedade cujo sistema privilegia tudo que seja alcançado da maneira mais rápida possível: estamos na era onde as informações circulam o mundo em questão de segundos e quem não se atualiza, fica cada vez mais defasado em relação às novidades que não param de surgir. Paralelamente, os nossos hábitos podem ser nossos maiores aliados - e porque não dizer, nossos maiores inimigos também.

À medida que a tecnologia avança, percebo que cada vez mais as pessoas ficam mais sedentárias e preguiçosas. Eu vivo falando esta frase em relação a alguns conhecidos:"tem gente que se pudesse, iria até o banheiro de carro". Estamos na época do controle remoto, da comida de microondas, do fast-food, da cirurgia plástica - afinal, para quê ter uma alimentação saudável e praticar esportes se eu posso ir a um médico e pagar uma fortuna para retirar uma gordura localizada?

Eu citaria também um terceiro mal nesses hábitos da população do século 21 em cidades grandes: o imediatismo, que gera ansiedade e stress. Já pegou aquele trânsito insuportável com aqueles motoristas super educados ao seu lado pedindo passagem, já que naquele momento ninguém mais na face da Terra tem pressa a não ser eles? Ou ainda no ambiente de trabalho, onde uma tarefa foi designada de última hora para você, pois o responsável anterior não o fez em tempo hábil e você deve resolvê-lo em tempo recorde?

Assim que comecei a ir em sessões de terapia, o psicólogo me recomendou fazer Aikidô (em japonês, significa o caminho da energia harmoniosa). O Aikidô consiste em redirecionar a força do adversário em vez de combatê-lo diretamente. Através dos movimentos circulares desta arte marcial e o apego característico ao desenvolvimento espiritual, isso faria de mim uma pessoa menos travada nos movimentos, além de me tornar mais calmo e com um melhor autocontrole.

Acontece que eu não fiz Aikidô: até pesquisei a respeito, mas precisava de algo que não pesasse no meu bolso - até que eu descobri o Tai Chi Chuan (punho do limite supremo, em uma de suas traduções em chinês). O Tai Chi, tal qual o Aikidô, também usufrui de movimentos circulares, além de lidar com a energia interna. Aprecio a filosofia desta arte marcial por conta destas 3 frases: "Vencer o movimento através da quietude", "Vencer a dureza através da suavidade" e "Vencer o rápido através do lento".

"Ah, mas Tai Chi é coisa de velho!". De fato, há muitos idosos que o praticam. Apesar de parecer uma dança, não quer dizer que não sirva para defesa pessoal. O símbolo yin-yang, que também é conhecido como diagrama do Tai Chi, é a melhor metáfora para refletir como as duas posturas (a arte marcial como foco e a saúde como foco) se interagem, se definem e se complementam.

Eu não tenho interesse em ser o dono da razão e muito menos digo que deveriam fazer o que eu faço. Uma frase clichê do Twitter que não me canso de repetir:"Não me sigam: estou perdido também." Cada um faz o que acha melhor para si mesmo e no meu caso, eu adotei a prática do Tai Chi. É algo que me faz feliz, que me proporciona equilíbrio emocional e que me prepara para encarar esse cotidiano maluco que é viver numa grande cidade tão conturbada. Além disso, é uma forma de buscar espiritualidade. Estou apenas desenvolvendo minha energia interior. 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

We're inserted in a society whose system privileges everything which is reached in the fastest way nowadays: we're on era where information circles the world in seconds and those who doesn't update themselves, became one step behind related to the news which don't stop to appear. At the same time, our habits can be our best allies - and why not say, our best enemies too.

As technologies advances, I realize that more and more people are turning sedentary and lazy. I'm used to speak this phrase referring to some acquaintances: "If they could, they would go to the toilet by car". We're on the time to remote control, microwave foods, fast-food, plastic surgery - why having a healthy feed and practicing sports if I can go to a doctor and pay a fortune in order to take away a localized fat after all?

Also I would mention a third bad in those habits of 21 Century's population in big cities: the immediacy, which generates anxiety and stress. Have you ever been stuck in a unbearable traffic jam with those drivers "so educated" by your side asking for a path, since in that moment nobody is hurry on Earth but them? Or have you ever been even at your desktop, where a task were designated to you in the last minute, because the former responsible didn't make it timely and you must solve in record time?

As soon as I started to go to therapy's sessions, psychologist recommended me to do Aikido (means the path to harmonious energy in Japanese). Aikido consists in redirect opponent's strength instead of fight him directly. Through circular movements of this Martial Arts and characteristic adhesion to spiritual development, this would make me a person less locked on movements, besides becoming more calm and having a better self control.

Actually, I didn't do Aikido: I searched about this, but I needed something which is not expensive - then I found out T'ai chi ch'uan ('fist of supreme limit' in one of his translation in Chinese).  T'ai chi, as Aikido, use circular movements, besides dealing with internal energy. I appreciated this Martial Arts' philosophy due to 3 quotes:"Beat the movement through the quietness", "Beat the hardness through the mildness" and "Beat the fast through the slow".

"T'ai chi ch'uan is for old people!" In fact, there are lots of ancients who practice. Despite it seems like a dance, it doesn't mean that it doesn't help as self-defense. The symbol yin-yang, which also is known as T'ai Chi's diagram, is the best metaphor to reflect how the two conditions (Martial Arts as focus and health as focus) interact, define and complement themselves.

I don't have any interest to be the owner of reason and I'm not saying you should do what I do. A commonplace quote from Twitter I don't get tired to repeat it:"Don't follow me: I'm lost too." Each one do what you think it's better for yourself and in my case, I adopted the practice of T'ai chi ch'uan. It's something that makes me happy, which brings me emotional balance and prepares me to face this crazy everyday living in a troubled big city. Moreover, it's a way to search for spirituality. I'm just developing my internal energy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário