sábado, 2 de março de 2013

Um pouco de mim - influências / A little bit of me - influences

  Como é o meu primeiro blog, fiquei pensando se poderia incluir um conteúdo não disponível no Facebook além dos especiais. Penso em esporadicamente postar algumas coisas que acho interessante.

  Pra começar, gostaria de fazer um pequeno resumo da minha vida, sob o ponto de vista musical. Me lembro que tive uma infância onde tocava na rádio bandas como Dire Straits, Van Halen, A-ha e Phil Collins. Também era a época em que surgiu o Guns N' Roses. Até que meus pais resolveram morar no Japão e eu fui com eles.

  Os 2 anos e 2 meses que passei por lá não me agregaram tanto em me manter antenado na música - embora há vários sons de videogame que até hoje acho muito bem elaborado, além de aprender um pouco de música na escola. No último ano em que morei em Ichinomiya, estava começando a conhecer o J-Pop - o que me lembro atualmente é que escutava com meus amigos bandas como Zard, B'z e Chage & Aska.

  De volta ao Brasil, ainda assim demorei pra voltar a me interessar por música. Por conta deste hiato, não vivenciei o que fez sucesso naquele momento - tem vários filmes, como "Clube dos Cinco" e "Curtindo a Vida Adoidado" que só vi recentemente.

  Um artista que sempre gostei mas graças à minha prima coruja fez eu conhecer melhor ainda foi Michael Jackson. Lembro que ela havia gravado umas fitas K7 com uma seleção de faixas dele, o que foi meio que uma revolução pra mim: aquela curiosidade de saber mais sobre Jacko, seus videoclipes megalomaníacos, sua trajetória musical, etc.

  Falando em videoclipes, foi assim que comecei a assistir à MTV. Houve um período em que sonhava em ser um VJ: você escolhe as músicas que você gosta no seu programa e de vez em quando, entrevistava artístas, seja aqueles que vieram para uma turnê no Brasil ou até viajar para o exterior! Voltando à MTV Brasil, diria que minhas maiores influências entre os VJs seriam Chris Couto, Gastão Moreira, Fábio Massari, Kid Vinil, Marina Person e Edgard Picolli.

  Quando o assunto é rádio, gostava bastante de escutar a Brasil 2000 FM. Gostava da Sessão da Tarde, apresentado pelo Maia e Tatola, atualmente na Rádio UOL 89 FM. Paralelamente, tenho o produtor Miranda como influência também. Acho válido citar o jornalista Lúcio Ribeiro, o qual sempre traz informações do mundo da música - só as enciclopédias musicais ambulantes! rs

  Como músico, fiz aulas de música no Japão, além de aprender a tocar algumas coisas no baixo ao ver meus amigos músicos tocando. Um autodidata curioso que se aventura a aprender diversos instrumentos - guitarra, violão, baixo, gaita, flauta... Não tenho tanta coordenação pra bateria e nunca fiz um curso pra valer também. Ah, já participei de coral numa empresa onde trabalhei, então aprendi um pouco na prática de como cantar.

  Atualizado:prima coruja não só colaborou pelo meu interesse em música pop, mas também em músicas em francês e músicas típicas da Irlanda, com auxílio de Claudio Crow e Jorge Suíno. Além de procurar me informar sobre o que faz sucesso no Japão, a Andrea, que é minha influência a uma década, ainda me divulga bandas alemãs que ela curte.

  Hoje em dia, minha fonte de conhecimento musical seriam meus amigos (tem uns que sabem muuuuuuuito mais do que eu inclusive!), além do hábito de se informar, seja por revista (leio a Rolling Stone Brasil), seja pela internet (sites como da NME, BBC, Guardian, por exemplo).

  Desde agosto do ano passado, tenho escutado rádios de Londres, entre elas a XFM e a BBC Radio 6. Virei fã de Mary Anne Hobbs, uma radialista que é fonte inesgotável de entusiasmo e bastante reverenciada na terra da rainha, além de ter ajudado a difundir o dubstep. O programa dela é sempre tão eclético e imprevisível, característica que me faz escutá-la religiosamente. 

  Creio que a partir do que escrevi, dá pra ter uma boa idéia do meu gosto musical. Muito justo também afirmar que estou sempre em processo de aprendizado - gosto de conversar sobre música, de conhecer pessoas com esse perfil e que role essa troca de experiências musicais de maneira sadia, tudo dentro do respeito. Não sei tudo sobre música, mas gosto tanto quanto quem mais entende do assunto. Prefiro ir pela humildade sempre.

  Por ora é isso. Abraços e let's rock!!! 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

As this is my first blog, I have thought if I could include some content unavailable on Facebook beyond the Specials. I think sporadically to post something I consider interesting.


Firstly, I would like to make a brief summary of my life, from the musical point of view. I remember I had a childhood which I used to listen to the radio bands like Dire Straits, Van Halen, A-ha and Phil collins. Also it was the same moment that appeared Guns N' Roses. Then my parents took me to Japan.

The 2 years and 2 months I passed there doesn't added me musically so much - although there are some game's songs that I think it's well done until today, beyond I learnt music a little on the school. The last year I lived in Ichinomiya, I was started to know J-Pop - what reminds me when I was with my friends is that I listen to groups such as Zard, B'z and Chage & Aska.

Back to Brazil, it took me some time to get back to be interested in music. Because of this gap, I didn't experienced certain moments - there are some film, like "The Breakfast Club" and "Ferris Bueller's Day Off" that I saw recently.

An artist that I always like him but thanks to my cousin she made me know him better was Michael Jackson. I remember she recorded some tapes with her own track's selection; it was one kind of revolution for me: that curiosity of know more about Jacko, his megalomaniac music video productions, his musical career, etc.

Talking about music videos, that's when I started to watch MTV. There was a time I dreamt to be a VJ: you choose songs you like on your program and once in a while, interviewing artists, those who came to Brazil or even go abroad! Back to MTV Brazil, I would say my biggest influences among VJs are Chris Couto, Gastão Moreira, Fábio Massari, Kid Vinil, Marina Person and Edgard Picolli.

When the subject is radio, I liked a lot listen to Brasil 2000 FM. I liked a show presented by Maia and Tatola - they work on Radio UOL 89 FM. At the same time, I have the musical producer Miranda as my influence too. It's worth to mention journalist Lúcio Ribeiro, who always brings pop music information. These guys are like walking musical encyclopedia!

As a musician, I made some music classes on Japan, in addition to learn to play some songs on bass watching my friends playing. A curious self-taught who adventures to learn loads of instruments, such as guitar, bass, harmonica, flute... I don't have coordination enough to play drums and I've never had a class to learn to play, except flute in Japan. I was one of the members of a coral of a company I worked for, so I learnt a little how to sing.

Updated:my cousin didn't colaborated to my interest in pop music only, but also in French songs and typical Irish songs, with Claudio Crow and Jorge Suíno's help. I used to looking for musical scenario from Japan by myself and Andrea, who are my influence from the last 10 years, still show me German bands which she enjoys them.

Nowadays, my source of musical knowledge are my friends (there are some who knows very much than me), some magazines (I read Rolling Stone from Brazil) or internet (websites such as NME, BBC, the Guardian).

Since August of last year, I used to listen to London's radio stations, between XFM and the BBC Radio 6 Music. I became Mary Anne Hobbs' fan, a broadcaster who is an inexhaustible source of enthusiasm and very revered on U.K., besides she helped to disseminate dubstep. Her show is always so eclectic and unpredictable, features that makes me listen her religiously.

I believe from I wrote it gives you a good idea of my taste of music. It's fair to say I'm always on process of learning - I like to talk about music, to know people who have this profile and change these kinds of musical experiences in a healthful and respectful way. I prefer to be modest always.

That's all folks! Hugs and let's rock!!!



2 comentários:

  1. Primo, que legal saber mais sobre seus gostos musicais! E saber que influenciei um pouquinho nessa história também! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi você comentar que lembrei que mais recentemente, você também me influenciou em mais 2 estilos musicais. Acabei de atualizar no Blog! =D

      Excluir